ISSN 2359-5191

28/04/2014 - Ano: 47 - Edição Nº: 7 - Educação - Instituto Oceanográfico
Museu Oceanográfico dobra número de períodos oferecidos a alunos de escolas estaduais
Objetivo é aumentar total de visitas anuais e difundir ciência para crianças e adolescentes; expectativa é que 110 escolas sejam atendidas

Em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), o Museu Oceanográfico do IO-USP ampliará o número de períodos reservados a alunos das escolas da rede pública estadual de ensino vinculados ao projeto “Cultura é Currículo”. A quantidade de horários disponíveis, duas vezes maior do que no ano de 2013, fará o público-alvo crescer em 45%, segundo as projeções do museu. As visitas se iniciaram no dia 15 de abril.

No terceiro ano de convênio entre a Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (Fundespa), do Instituto Oceanográfico (IO-USP), e a FDE, da Secretaria de Educação do estado, o museu aumenta de quatro para o oito o número de períodos disponibilizados por semana para o programa. De terça a sexta-feira, são dois períodos oferecidos por dia, um às 10h30 e outro às 15h, ambos com duração de uma hora e meia.

O público do projeto no museu, que atingiu a marca de 2.794 pessoas em 2013, deve ultrapassar os 4 mil em 2014, atendendo a cerca de 110 escolas (33 a mais do que no ano anterior). Para Sérgio Teixeira de Castro, biólogo e chefe da instituição, a maior vantagem trazida pela ampliação das visitas é a difusão de conhecimento.

“Abre um leque de possibilidades. Muitas pessoas não buscam a oceanografia por que, muitas vezes, não sabem nem o que é”, explicou. “Podemos mostrar o que é essa ciência complexa e o que o instituto desenvolve em termos de pesquisa na Universidade. Aumentando as visitas, aumentamos o público atingido por esses objetivos”.

A iniciativa também gera mais bolsas financiadas pela Fundespa para estudantes do IO, que passam por um treinamento e orientação antes de serem encarregados da monitoria das turmas visitantes. Castro considera que isso qualifica o trabalho em duas frentes, já que os monitores têm domínio do assunto apresentado para as escolas e liberdade para desenvolver seu próprio conhecimento dentro do cronograma da visita.

“O treinamento dá uma linha dorsal da proposta de monitoria. O desenvolvimento didático e pedagógico vai de cada um”, comentou. Além disso, segundo o biólogo, o aproveitamento da visita por parte das escolas visitantes não depende só da excelência do monitor, mas de uma preparação prévia dos alunos por parte dos professores para que surjam perguntas durante o evento.

Cabe lembrar que o Museu Oceanográfico é uma instituição pública e de entrada franca. Visitas individuais devem ser realizadas durante o horário de funcionamento, das 9h às 17h de terça à sexta-feira, e das 10h às 16h aos sábados, domingos e feriados. Visitas coletivas podem ser agendadas e realizadas durante o mesmo período, para melhor atendimento do grupo.

Cultura é Currículo

Através da frente “Lugares de Aprender: a Escola sai da Escola”, o projeto da Fundação para o Desenvolvimento da Educação tem por objetivo promover a melhora do ensino e a inserção social dos alunos em ambientes educativos tais como museus, institutos, parques, entre outros locais. Para Claudia Rosemberg Aratangy, coordenadora do programa, a ação tem obtido êxito e proporcionado a crianças e adolescentes o acesso a diferentes bens culturais.

“As saídas deixam de ter caráter de passeio e passar a fazer parte do currículo escolar, acrescentando conhecimento e cultura ao seu conteúdo”, ponderou. “[O projeto] Desperta o interesse de crianças e jovens por um amplo leque de assuntos e temas culturais, possibilitando o aumento do seu repertório”.

Cabe à FDE a organização das visitas e o repasse de recursos às escolas para o fornecimento de lanche e transporte aos alunos. As unidades parceiras são responsáveis pelo ingresso gratuito e o desenvolvimento do bom conteúdo dentro dos espaços oferecidos.

É possível saber mais acessando o site do programa “Cultura é Currículo” e a página do Museu Oceanográfico no site do IO-USP.

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