São Paulo (AUN - USP) - A segunda edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem a água como tema. O objetivo é discutir com cientistas, estudantes e o público em geral a importância deste líquido para a vida na terra. Até o dia 9 de outubro ocorrerão eventos em todo o Brasil para divulgar as conquistas brasileiras nas áreas científica e tecnológica.
Devido a importância do tema, o Instituto Oceanográfico (IO) se envolveu nas atividades da Semana. Visitas monitoradas ao Museu Oceanográfico estão sendo oferecidas para escolas de ensino fundamental e médio com os objetivos de conscientizar as crianças para a importância da preservação dos mares e despertar a vocação de futuros pesquisadores. Outra atividade é Expoantártica, exposição fotográfica que traça um panorama dos 20 anos de pesquisa brasileira na Antártica.
A Expoantártica é composta por imagens feitas desde 1983, ano em que o IO participou da primeira expedição brasileira ao continente, até 2003. Sérgio Teixeira de Castro, chefe do Museu Oceanográfico, fez a seleção das 52 imagens que compõem a exposição, escolhidas de um total de 1900 slides feitos por professores e estudantes do IO que participaram das expedições. Paisagens, as bases de pesquisa, os barcos, os animais terrestres e marinhos e fotos submarinas são os temas mais freqüentes nas imagens, que podem ser vistas no saguão do IO até o dia 9 de outubro, das 9h às 17h.
O Museu Oceanográfico, reinaugurado em julho deste ano após passar por reestruturação, abriga 15 aquários, com diferentes ecossistemas marinhos reproduzidos. Embarcações restauradas, instrumentos oceanográficos, esqueletos de mamíferos marinhos e painéis que explicam a estrutura, a dinâmica e a biodiversidade do mar também podem ser vistos no museu.
O agendamento de visitas ao museu deve ser feito pelo telefone 3091-6587.