São Paulo (AUN - USP) - O manejo de pesca é de suma importância, pois os estoques pesqueiros no Brasil estão em diminuindo devido a modelos de gestão inadequados aplicados no passado. Este desafio tem sido facilitado pelos avanços no conhecimento dos ecossistemas marinhos e dos impactos da pesca neste ambiente, e pelo intenso debate mundial sobre os modelos de manejo de pesca.
Devido a importância desta questão, o Instituto Oceanográfico (IO) da USP está oferecendo o curso de pós-graduação Manejo Integrado de Áreas Costeiras e Oceânicas – Fundamentos da Abordagem Ecossistêmica para a Pesca. Ministrado pela professora Maria de Los Angeles Gasalla, o objetivo do curso é fornecer os principais conceitos e ferramentas para estudar a pesca sob a ótica da manutenção do ecossistema.
Segundo a professora, a sustentabilidade da pesca está seriamente ameaçada no Brasil, e seus impactos ecológicos e sócio-econômicos devem ser sempre avaliados cientificamente e minimizados através de tomadas de decisão racionais. “Existem atualmente métodos de avaliação pesqueira que abrangem a relação da pesca com o ecossistema como um todo e permitem avaliar os impactos de cada pescaria nos diversos componentes do ecossistema, e assim, testar diferentes estratégias de manejo. Neste caso, ciência e governo devem andar juntos para a implementação prática dos resultados”
Gasalla, doutora em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico, é psquisadora centífica no Instituto de Pesca desde 1994 e possui diversas especializações nesta área, com cursos no Brasil, Dinamarca e Argentina, além de diversas visitas como pesquisadora ao Fisheries Centre da University of British Columbia, no Canadá.
O curso Manejo Integrado de Áreas Costeiras e Oceânicas – Fundamentos da Abordagem Ecossistêmica para a Pesca acontecerá no IO entre 16 e 25 de novembro. Ele é dirigido a estudantes de pós-graduação das áreas de oceanografia, ecologia, biologia pesqueira e meio ambiente de todo o Brasil. A seleção será feita por meio de Currículo que deve ser entregue na secretaria de pós-graduação do IO. Serão oferecidas 20 vagas e as inscrições já estão abertas. Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.io.usp.br.