ISSN 2359-5191

10/05/2000 - Ano: 33 - Edição Nº: 06 - Educação - Instituto Butantan
DNA é tema de curso no Instituto Butantan

São Paulo (AUN - USP) - Um curso de extensão universitária, denominado "DNA: o código da vida", destinado ao público em geral, em especial a profissionais das áreas de educação e saúde, será oferecido pelo Laboratório de Genética do Instituto Butantan. A idéia do evento é conscientizar o público da importância do DNA, tendo em vista a grande discussão do tema pelos meios de comunicação. "Fala-se muito em DNA, mas a maioria das pessoas não sabe o que ele é", diz a coordenadora do curso, a pesquisadora Itamar Romano Garcia Ruiz. "Queremos dar uma visão filosófica da genética, atraindo a atenção das pessoas para que elas percebam toda a maravilha da natureza", completa.

A proposta do curso é mostrar o DNA como um código baseado em leis matemáticas, tal qual um código de barras. Como todo código, o DNA também expressa um significado: ele é um conjunto de átomos agregados numa seqüência perfeita, responsáveis pela expressão das particularidades de cada um. Todos os átomos são formados pelas mesmas partículas, o que os diferencia é apenas a quantidade existente em cada ser e a energia que os une, a qual é determinada por esse código. "Somos a manifestação externa dessa rede de significação pessoal denominada DNA", ressalta Ruiz.

Nas aulas, teóricas e práticas, será mostrado a formação do DNA, sua duplicação, o papel do RNA (que funciona como um mensageiro responsável pela formação de uma determinada proteína, que, por sua vez, expressa uma característica do ser), bem como a mutação das leis que regem todo esse sistema, o que permite a evolução das espécies. Temas polêmicos como a utilização das técnicas de engenharia genética para a vida prática e o famoso Projeto Genoma, que busca descobrir a ordem de todos os gens de um ser, ao longo de seus cromossomos (no qual há a participação de cientistas brasileiros) também serão debatidos.

O curso ocorrerá entre os dias 3 e 6 de julho e as inscrições podem ser feitas até o dia 16 de junho. Há uma taxa de R$ 20 para os tópicos teóricos, que oferece 50 vagas. Para participar também das aulas práticas, a taxa é de R$ 30 e o número de vagas é 12. Nesta parte, serão mostradas as técnicas de extração do DNA e sua amplificação, feita através do método de PCR (Reação em Cadeia de Polimerase), utilizado, por exemplo, nos famosos testes de reconhecimento de paternidade. A seleção dos interessados nessa área será feita através de análise de currículo e de carta justificando o interesse no aprendizado das referidas técnicas. Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan, pelo telefone (11) 813-7222, ramal 2117.

Leia também...
Agência Universitária de Notícias

ISSN 2359-5191

Universidade de São Paulo
Vice-Reitor: Vahan Agopyan
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Jornalismo e Editoração
Chefe Suplente: Ciro Marcondes Filho
Professores Responsáveis
Repórteres
Alunos do curso de Jornalismo da ECA/USP
Editora de Conteúdo
Web Designer
Contato: aun@usp.br